História de Souselas e Botão
No que se refere à antiga freguesia de Souselas, são muitíssimo antigas e profundas as suas raízes da história.
A ocupação humana do território correspondente à freguesia remonta à pré-história. O período Romano, é talvez, o mais bem referenciado na localidade, mas seguramente o menos estudado, não só pelo número de locais com potencial interesse arqueológico mas também pela quantidade de achados, nomeadamente: ânfora, pesos e medidas de tear, fragmentos de telha (tegulae), lateres, tijolos de coluna, cestos, diversos cerâmica romana, mós.
Quanto à antiga freguesia de Botão, sabe-se que a sua história remonta a um tempo distante, pelo menos ao século XIV, quando em 1357 Dom Pedro I de Portugal confirmou o estatuto de concelho a este território, objetivando a fixação de habitantes nas regiões rurais do país.
Como o lugar de Botão era uma região promissora, com terras férteis para o cultivo e próxima a Coimbra, antiga capital do reino, a oferta era bastante atraente.
Foi vila e sede de concelho entre 1514 e o início do século XIX. Era constituído apenas pela freguesia da vila e tinha, em 1801, 935 habitantes.
Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Souselas, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Souselas e Botão com a sede em Souselas.
© 2024 União de Freguesias de Souselas e Botão. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional